"TUDO JUNTO E MISTURADO"! Efésios 4.1-6

Efésios  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

Nosso chamado é único: preservar a unidade da igreja no Espírito, pelo vínculo da paz.

Notes
Transcript
Grande ideia: Nosso chamado é único: preservar a unidade da igreja no Espírito, pelo vínculo da paz.
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 4886 συνδεσμος sundesmos

συνδεσμος sundesmos

de 4862 e 1199; TDNT - 7:856,1114; n m

1) aquilo com o que se amarra, atadura, laço

1a) dos ligamentos pelos quais os membros do corpo humano são unidos

2) aquilo que é amarrado junto, pacote

Estrutura: exigências da nossa vocação (vv. 1-3) e benefícios da nossa vocação (vv. 4-6).

Os três primeiros capítulos nos dão a teologia, a parte teórica da carta, os conceitos que precisamos saber para podermos entender a razão de ser desse novo procedimento que é requerido de todos nós, cristãos. A partir desse capítulo, especificamente dos versículos 1–6, Paulo começa a nos desafiar para a vida prática que Deus espera que apresentemos afim de que o mundo perceba a diferença de uma vida transformada por Cristo.

Exigências. (vv. 1-3)
(a) Paulo, “prisioneiro no Senhor”.
Efésios 3.1 (NAA)
3 1Por essa razão eu, Paulo, o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vocês, os gentios —
https://www.portasabertas.org.br/noticias/cristaos-perseguidos/200610noticia3058
As experiências de Paulo se tornaram especialmente marcantes e paradigmáticas. O grande apóstolo foi aprisionado várias vezes por ser cristão, considerava-se um "embaixador em cadeias" e escreveu várias de suas epístolas enquanto esteve preso (At 16.23; 20.23; 21.33; 26.29; 28.20; Rm 16.7; 2 Co 6.5; 11.23; Ef 3.1; 4.1; 6.20; Fp 1.7, 13-17; Cl 4.3,10,18; 2Tm 1.16; 2.9; Fm 1, 9-10, 13, 23). A Epístola aos Hebreus, depois de mencionar "algemas e prisões" como um dos sofrimentos dos servos de Deus, pede aos leitores que se lembrem dos encarcerados, possivelmente irmãos em Cristo (Hb 11.36; 13.2). Durante os três primeiros séculos, nos quais o cristianismo não gozou de status legal no Império Romano, o encarceramento e outras restrições foram experiências dolorosas e freqüentes na vida de muitos cristãos.

desmós [prisão], désmios [prisioneiro]

A prisão de Paulo (literalmente “grilhões”) tem uma significância religiosa especial em expressões como désmios Christoú Iesoú (Ef 3.1; Fm 1.9), désmion autoú (2Tm 1.8), désmios en kyríō (Ef 4.1) e cf. Fm 13 e Fp 1.13. Ser realmente preso é o que está por trás do uso, mas o verdadeiro cativeiro é o de Cristo, por quem se sofre e a quem a vontade própria é oferecida em sacrifício. Em resposta à ideia de que Paulo aqui tomaria emprestado o conceito encontrado nos mistérios segundo o qual katochḗ precede a dedicação final, deve ser observado que Paulo, em lugar algum, se refere ao aprisionamento como penúltimo estágio antes de estar com Cristo (Fp 1.23). A prisão é símbolo de toda sua vida e ministério.

(b) O pedido (ou nos termos que uso aqui): “exigências”: “vivam da maneira digna da vocação a que foram chamados”.
“andar”: Efésios 4.1; 4.17; 5.2; 5.8; 5.15;
Filipenses 1.27–28 (NAA)
A unidade cristã na luta
27Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho; 28e que em nada se sentem intimidados pelos adversários. Pois o que para eles é prova evidente de perdição para vocês é sinal de salvação, e isto da parte de Deus.
(c) Acerca do chamado (“vocação”):
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Segundo Lugar, Andamos Dignamente Reconhecendo que Fomos Chamados Para Uma Vocação: 4.1

A nossa vocação é dupla. Devemos mostrar que somos nova criação, membros do corpo de Cristo e isso implica que não há mais diferenças. Judeus e gentios formam um só povo, o novo povo de Deus. Juntos formamos a família de Deus. Juntos formamos a Igreja que é o seu corpo e representa Jesus a esse mundo perdido e cheio de divisões e ódio. Mas, a nossa chamada, a nossa vocação, implica também numa vida santa, numa vida diferenciada, implica num viver digno.

Efésios 1.18–19 (NAA)
18Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos 19e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.
Romanos 8.28–30 (NAA)
28Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29Pois aqueles que Deus de antemão conheceu ele também predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Colossenses 3.15 (NAA)
15Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos.
(d) Segue as marcas desse “viver (andar) de maneira digna”: “humildade, mansidão, longanimidade.
humildade s. — a disposição de valorizar ou avaliar-se adequadamente; especialmente à luz da de um pecado ou criatura.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Terceiro Lugar, Andamos Dignamente Desenvolvendo as Virtudes Cristãs que Preservam a Unidade Cristã: 4.2

Humildade, conforme Stott (2001, p.105), aqui significa humildade de mente, isto é, o reconhecimento da dignidade e do valor dos outros.

Mateus 11.29 (NAA)
29Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma.
mansidão s. — agindo de uma forma que é gentil, suave e calmo.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Terceiro Lugar, Andamos Dignamente Desenvolvendo as Virtudes Cristãs que Preservam a Unidade Cristã: 4.2

Mansidão é a qualidade da pessoa que se controla, que se domina.

1Coríntios 6.7 (NAA)
7O simples fato de moverem ações uns contra os outros já é completa derrota para vocês. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem ficar com o prejuízo?
paciência s. — resistência do paciente à dor ou infelicidade.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Terceiro Lugar, Andamos Dignamente Desenvolvendo as Virtudes Cristãs que Preservam a Unidade Cristã: 4.2

Longanimidade é definida pela própria palavra, é ter um ânimo longo, é estar sempre animado, esperançoso com alguém, principalmente com um outro cristão.

Gálatas 5.22 (NAA)
22Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
(e) Tudo isso em forma de “suporte mútuo”: “suportando uns aos outros em amor”.
aguentar (suportar) v. — suportar algo desagradável ou difícil, quer seja para si mesmo ou em nome de outra pessoa.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Terceiro Lugar, Andamos Dignamente Desenvolvendo as Virtudes Cristãs que Preservam a Unidade Cristã: 4.2

Conforme Rienecker (1985, p.393), essa expressão vem do grego anechomenoi, cujo significado é ter paciência com alguém até que termine a provocação. Suportar é servir de suporte, é escorar o irmão, mesmo que haja insultos, amargura e rebeldia.

(f) Na preservação dessa unidade espiritual que vincula-nos à paz: “fazendo tudo para preservar...”.
Efésios 4.3 (Bíblia Sagrada Almeida Século 21)
3 procurando cuidadosamente manter a unidade do Espírito no vínculo da paz.
estar ansioso v. — ter ou mostrar interesse, intenso desejo ou expectativa impaciente.
conexão ⇔ vínculo s. — uma conexão com base no parentesco, casamento ou interesse comum, compreendida como alguma coisa que fixa várias partes juntas (como em um navio).

Para os gregos eirḗnē denota, primariamente, um estado, não um relacionamento ou atitude. É o oposto de pólemos (“guerra”). Está ligado a tratados de paz ou acordos de paz. Também é o oposto de distúrbio. No negativo, pode denotar uma atitude pacífica, ou seja, a ausência de sentimentos hostis.

Colossenses 3.12–14 (NAA)
12Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência. 13Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros. 14Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
2Pedro 1.15 (NAA)
15Mas, de minha parte, me esforçarei ao máximo para que sempre, mesmo depois da minha partida, vocês se lembrem dessas coisas.
2. Benefícios. (vv. 4-6)
(a) Somos um corpo! Somos uma igreja “una”.
Mark Dever:
A igreja é uma só, embora dividida. Esta unidade não é visível no nível organizacional; é uma realidade espiritual, que consiste na comunhão de todos os crentes verdadeiros que compartilham do Espírito Santo. Esta unidade se torna visível quando os crentes compartilham o mesmo batismo, participam da mesma Ceia e anelam compartilhar a mesma cidade celestial. A igreja experimenta esta unidade na terra somente quando seus membros estão unidos na verdade de Deus, conforme revelada na Escritura.
Romanos 12.5 (NAA)
5assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros.
Efésios 2.16 (NAA)
16e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por meio da cruz, destruindo a inimizade por meio dela.
Colossenses 3.15 (NAA)
15Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos.
(b) Olha a gradação: “um corpo”, “um Espírito”, “uma esperança”, “um Senhor”, “uma fé”, “um batismo”, “um Deus e Pai”.
A MENSAGEM:
4-6: "Vocês todos foram chamados para andar no mesmo caminho, para seguir na mesma direção. Por isso, permaneçam juntos de coração e na caminhada. Vocês têm um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que governa sobre todos, age por intermédio de todos e está presente em todos. Tudo que vocês são, pensam e fazem é permeado por essa linda Unidade."
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Quinto Lugar, Andamos Dignamente Espelhando-nos na Unidade Existente na Trindade: 4.4–6

Um só Espírito, pois ele é o fôlego da vida, o sopro que deu vida. O Espírito Santo é o fôlego vivificador do corpo de Cristo, a Igreja. “Não pode existir igreja sem o Espírito Santo”.

Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Quinto Lugar, Andamos Dignamente Espelhando-nos na Unidade Existente na Trindade: 4.4–6

Um só Senhor, declaração que os primeiros cristãos professavam e que um dia todos os seres proclamarão: Jesus Cristo é o Senhor (Fp 2.11). “Esse termo se usa para amo em contraste a servo ou escravo. Os cristãos estão todos unidos porque todos são possessão de um amo e rei e estão a seu serviço.

Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Quinto Lugar, Andamos Dignamente Espelhando-nos na Unidade Existente na Trindade: 4.4–6

Barclay (1973, p. 148), acertadamente diz que todos marchamos tendo em vista o mesmo alvo. “Podem ser diferentes os nossos métodos, nossas organizações e algumas doutrinas, porém estamos lutando para uma única meta: um mundo redimido em Cristo”.

1Coríntios 12.13 (NAA)
13Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
João 17.20–21 (NAA)
20— Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem, 21a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
(c) E acerca de Deus, o Pai: “é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”.
Comentário Bíblico de Efésios: Através da Bíblia Em Quinto Lugar, Andamos Dignamente Espelhando-nos na Unidade Existente na Trindade: 4.4–6

Um só Deus e pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos, essa maravilhosa “descoberta” cristã, não é que Deus seja rei ou o grande juiz, mas sim “Pai”. Pai de todos no sentido de que ele ama a todos.

3. Outras aplicações:
(a) Não adiantar crer de modo correto, se não viver de modo correto. O que você faz fala mais algo do que o que você diz. Seja coerente. Creia e viva corretamente.
Efésios 4.17–18 (NAA)
A santidade cristã oposta à dissolução
17Isto, portanto, digo e no Senhor testifico: não vivam mais como os gentios, que vivem na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18tendo o seu entendimento obscurecido, separados da vida que Deus concede, por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração.
(b) Nossa unidade na igreja não é denominacional ou ideológica, é espiritual. Creio que temos um lastro na história de divisões provocadas por vaidades pessoais. Vamos nos unir no que é essencial.
2Coríntios 13.8 (NAA)
8Porque nada podemos contra a verdade, senão a favor da verdade.
A verdade acima da unidade
Meditação de Martim Lutero
Esse tesouro é tão valioso que nenhum coração humano é capaz de compreendê-lo (razão por que também requer uma luta maior e mais intensa), e não se deve menosprezá-lo, como o mundo e algumas pessoas insensatas fazem. Dizem assim: A gente não deve brigar tanto por causa de um artigo de fé, etc., e, por causa disso, dividir a cristandade, pecando contra o amor. Ao contrário, dizem eles mesmos que a gente erra num pequeno ponto, mas concorde no restante, bem que se pode amolecer e fechar um olho, visando preservar a união ou unidade cristã e fraterna.
Não, meu caro amigo, não me venha com conselhos sobre paz e unidade que resultem em perda da palavra de Deus. Pois, com isso, perder-se-ia também a vida eterna e tudo mais. Aqui não se pode amolecer e rejeitar as coisas a bem de você ou a de qualquer outra pessoa. Pelo contrário, todos, amigos ou inimigos, devem dar lugar à palavra. Pois a palavra não nos foi dada para promover paz e unidade exterior ou terrena, mas para conduzir à vida eterna. A unidade ou comunhão cristã deve ser fruto das palavra ou da doutrina. Onde houver acordo e unidade na palavra ou na doutrina, o resto virá automaticamente. Se não houver concórdia na palavra ou na doutrina, nenhuma unidade será duradoura. Por isso, não me venha com essa história de amor ou amizade quando se pretende passar por cima da palavra e da fé. Pois está escrito que a palavra, e não o amor, nos traz a vida eterna, a graça de Deus e todos os tesouros do céu.
Ilustr.:
“Cartas de um diabo a seu aprendiz”, C. S. Lewis, 1941,
16
Querido Vermebile,
Você mencionou casualmente em sua última carta que o paciente continua a frequentar uma igreja, e uma apenas, desde que se converteu, e que não está totalmente satisfeito com ela. Posso perguntar o que você tem em mente? Por que até o momento não tenho nenhum relato seu sobre as causas da fidelidade dele a essa paróquia? Não percebe que, a menos que essa fidelidade se deva à indiferença, ela é algo bastante ruim? Certamente você sabe que, se pode curar um homem do seu hábito de ir à igreja, a melhor coisa a fazer em seguida é fazê-lo percorrer por toda a vizinhança em busca da igreja que “combina” com ele, até que ele se transforme num degustador, num connoisseur de igrejas.
As razões para isso são óbvias. Em primeiro lugar, a estrutura paroquial deve sempre ser atacada, porque, já que promove a união num espaço físico, sem com isso ser capaz de promover uma união de preferências, ela congrega em si pessoas de classes e disposições diferentes num tipo de união que o Inimigo deseja. O princípio da congregação, por outro lado, faz de cada igreja um tipo de clube e, caso dê certo, num grupo fechado ou facção. Em segundo lugar, a busca por uma igreja “que combine” com ele faz do homem um crítico, quando, na verdade, o Inimigo quer que seja apenas um aprendiz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more